domingo, 2 de dezembro de 2012

Teoria Hipodérmica

A teoria hipodérmica foi o primeiro passo para o desenvolvimento dos estudos no que diz respeito à comunicação de massa. Ela trata da passividade dos indivíduos formadores do público de massa diante da receptividade das informações e mensagens que a mídia propaga.

Também é conhecida como "Teoria da Bala Mágica"; partindo do pressuposto de que para todo estímulo há uma resposta, neste caso, não é encontrada nenhuma resistência por parte do receptor, como o disparo de uma arma de fogo ou mesmo uma agulha hipodérmica, que perfuram a pele humana sem dificuldade alguma.
Tal teoria teve seu surgimento no período entre guerra e tem embasamento no Behaviorismo (teorias psicológicas que tem como principal objeto de estudo o comportamento).


No entanto, tida como limitada por ter um embasamento simples, considerando os indivíduos equivalentes e que recebem as mensagens de uma mesma maneira, a teoria hipodérmica passou a não mais fazer sentido, pois notou-se que só a manipulação, principal objetivo mantido por esta teoria, já não era mais suficiente; havia também o teor dos sistemas. Foi a partir dai que começaram a surgir outras Teorias da Comunicação.

Nathália d'Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário