A Teoria Empírica Experimental ou
Persuasiva tem como ponto de partida a Teoria Hipodermica, mas difere dela,
pois começa a dar relevância ao fator psicológico. Ela não acredita que os
indivíduos sejam uma massa completamente homogênea, sem características
indivíduais, e sim que para uma melhor para melhor se comunicar com o receptor,
deve-se levar em conta os fatores pessoais e psicológicos do destinatário.
Podemos dar um exemplo atual, pegando um caso de publicidade da Coca-Cola.
Ultimamente está sendo cada vez mais perceptível uma mudança na comunicação da
Coca-Cola com seu público-alvo, suas propagandas estão deixando de passar um
ideal inalcançavel de felicidade, para se adequar a realidade da classe que
mais vem crescendo no Brasil: a classe C. Os comerciais exibidos pela Coca-Cola
hoje mostram cenas normais do cotidiano desta classe, mostrando simplicidade em
vez de exuberância, passando a idéia de que prazer está nas coisas simples da
vida. E é claro, que a Coca-Cola precisa é imprescindível nesses momentos.
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