A meu ver trata-se de uma Teoria
Hipodérmica menos radical, pois ela apresenta todas as características positivas
e bem elaboradas da Teoria Hipodérmica, mas foi-lhe retirada à parte em que
todos os indivíduos receptores de uma mensagem absorviam-na do mesmo modo e em
seu lugar adicionaram o fator psicológico, que justifica muito bem o modo como
os receptores lidarão com uma mensagem individualmente, variando de acordo com
sua personalidade, experiências, gostos e emoções no determinado momento.
Esta teoria é muito bem aplicada
na publicidade. Os publicitários utilizam dos artifícios citados para conseguir
conquistar um cliente. Existe também o setor de Planejamento e o de mídia
dentro de uma agência, que são responsáveis por pensar como um determinado consumidor
e decidir aonde, como e em que momento a propaganda será veiculada, seja ela um
VT ou uma ação em uma avenida.
(essa propaganda utiliza da capacidade de emocionar o espectador para convencê-lo a usar cinto de segurança. Se o espectador for um pai,com certeza a mensagem será mais eficaz.)
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