Teoria Funcionalista - Essa teoria estuda as funções que as mídias exercem na sociedade. É uma área de conhecimento que investiga os conflitos que podem ser gerados pelas mídias de massa relativo ao nível de normalidade e necessidade de uma sociedade. Ela é funcionalista por tentar entender a função de cada meio comunicativo e a lógica na problemática social. Relativo ao individuo considera o nível social da pessoa atingida por determinada mídia, o prestigio veiculado nessa relação e as possíveis resistências de recepção do que é veiculado.
Exemplo:
Análise: Neste exemplo a questão do natal engloba maior parte o “usos e gratificações” reforçando principalmente a figura da necessidade afetiva e estética. Utilizando a cultura superficial e abrangendo o contexto que a mídia existe para suprir necessidades, onde o produto é obrigatório estar na mesa das famílias, trazendo assim a satisfação das pessoas por estarem fazendo parte de tal data. O uso de figuras natalinas em embalagens faz assim um grande acumulo de informação perante a sociedade fazendo com que o consumidor se adapte ao ambiente (Data) atingindo assim o objetivo. O principal alvo desse produto é a família que é diretamente atingida pela forma que é representando principalmente em seus comercias e embalagens.
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