quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A obra de arte na era da sua reprotuditibilidade técnica


IX – Arte e Técnica

              A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. Arte e modernidade capitalista.
            A partir de uma orientação teórica Marxista e Freudiana, Walter Benjamim iniciou a discussão com o surgimento da reprodução técnica: os gregos conheciam a fundição e o relevo por pressão, logo reproduziam moedas, trabalhavam o bronze e o barro cozido. A arte gráfica definitivamente passou a ilustrar o cotidiano, tornando-se intima colaboradora da imprensa.
            Benjamim aponta para algumas questões importantes como a noção de autenticidade, o valor de culto e a unicidade na obra de arte. O que faz com que algo seja autentico é tudo o que ela contém de originalmente transmissível, desde sua devoção material até seu poder de testemunho histórico.


Exemplo: a obra de Andy Warhol amplamente 
reproduzida no mundo inteiro para Benjamim
desvaloriza o aqui e agora da obra e perde sua aura e substitui sua unicidade e durabilidade por transitoriedade e repetibilidade;

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