quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Teoria dos Efeitos Limitados


III- Teoria dos Efeitos Limitados

Embora baseada na Teoria da Persuasão, fundamenta-se em aspectos sociológicos, e deduz que a mídia tem influência limitada na sociedade por ser apenas um instrumento de persuasão, pois a mídia é apenas parte da vida. A Teoria dos Efeitos Limitados trata, então, de influência e não apenas da que é exercida pelos meios de comunicação em massa, mas da influência mais geral das relações sociais (igreja, política, escola, etc.). Em suma, diz respeito a todos os meios de comunicação em massa do ponto de vista da sua capacidade de influência sobre o público e da influência mais geral das relações sociais, da qual os mass media são uma parte integrante. Nesta teoria, é possível distinguir duas correntes: a primeira diz respeito ao estudo da composição diferenciada dos públicos e dos seus modelos de consumo da comunicação de massa. A segunda, e mais significativa, compreende as pesquisas sobre a mediação social que caracteriza esse consumo


Exemplo: campanha do governo de prevenção a AIDS.

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