quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Teoria Empírico-experimental




         O modelo de comunicação de Lasswell mostrou que o conceito da Teoria Hipodérmica deveria ser reavaliado. A massa não é passiva como se acreditava e através das primeiras pesquisas, como a análise de audiência, comprovaram isso. Já que a informação podia ser compreendida de maneiras diferentes pela massa e que, portanto, a informação deveria ser transmitida para públicos determinadas( público-alvo), a comunicação não poderia mais MANIPULAR e sim persuadir .

       
       A persuasão está inserida na publicidade e é a partir desse recurso que podemos nos identificar com uma propaganda. Os vídeos abaixo são da Nike, porém o primeiro é brasileiro e o segundo americano. Assistam os dois para observarem as diferenças e se identificam.





"As mensagens dos meios de comunicação contêm características particulares do 
estímulo que interagem de maneira diferente com os traços específicos da personalidade dos elementos 
que constituem o público. Desde o momento em que existem diferenças individuais nas características da 
personalidade dos elementos do público, é natural que se presuma a existência, nos efeitos, de variações 
correspondentes a essas diferenças individuais." 
(De Fleur, 1970, 122).





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