quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Paradigma Midiático Tecnológico - Gabriel Gripp

McLuhan criou o termo Aldeia Global com o intuito de definir o progresso tecnológico que reduziu todo o planeta à uma aldeia, pois as distancias físicas já não são tão mais relevantes quando se trata de comunicação. Podemos alcançar um receptor do outro lado do mundo em questão de segundos e, gracas ao avanços tecnológicos, podemos ate mesmo escolher de que maneira queremos enviar uma mensagem. 

Alem Disso, McLuham também expressou seu ponto de vista em relação a própria mensagem. Com sua celebre frase "o meio é a mensagem" ele quis dizer que a maneira através da qual a mensagem é transmitida é mais importante do que o próprio conteúdo da mensagem, pois cada meio de propagação da mensagem possui características definidas e, consequentemente, causa efeitos específicos e diferenciados. 

Para ele, qualquer modificação do meio poderia ser mais determinante na compreensão da mensagem do que uma alteração no próprio conteúdo. Essa ideia de McLuhan de que o meio  é tao importante para a comunicação do que o próprio conteúdo é utilizada em diversas propagandas.

Exemplo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário