quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Teoria Hipodérmica ou Teoria da Bala Mágica



               A Teoria Hipodérmica, historicamente, corresponde a época das duas grandes guerras mundiais e também a difusão dos meios de comunicação de massa como o rádio, cinema e jornais. Esses dois fatos são importantes para compreendermos essa teoria. Basicamente, a Teoria Hipodérmica propunha que toda informação transmitida para a massa seria recebida de maneira uniforme e inquestionável, como se fosse injetada na pele. Ou seja, ninguém contesta, reclama ou critica, apenas recebe a informação,segue e faz.

                
               Admirável chip novo, música da cantora Pitty, exibe como a massa se sente e se comporta por simplesmente absorver e obedecer o que lhe é dado pela mídia. A música retrata todas as características da Teoria Hipodérmica.
               



             

             A propaganda de guerra utiliza o conceito de manipulação da Teoria Hipodérmica e podemos observar isso, principalmente, nas propagandas do período das duas grandes guerras. Os anúncios, cartazes, filmes etc, incentivavam  as pessoas a participarem da guerra com o intuito de defender a nação, tornando- as em heroínas, mostravam quem era o inimigo da sua nação. 

" O enfraquecimento dos vínculos tradicionais(de família, de comunidade, de associações profissionais, de religião etc.) contribui, por sua parte, para afrouxar o tecido conectivo da sociedade e para preparar as condições para o isolamento e a alienação das massas"  
(Mauro Wolf) 





  Thatiane Alencar


Nenhum comentário:

Postar um comentário