quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Transformação da Esfera Pública


Jürgem Habermas defendia que para a existência da esfera pública é preciso que os indivíduos estejam presencialmente unidos, em uma interação face a face. Portanto, debater é considerado por Habermas muito importante para a esfera pública. Diferentemente de muitos sociólogos da época e dos anteriores, ele não tratava do Jornal como um meio de alienação, e sim como elementos importantes e essenciais para a definição dos assuntos a serem debatidos e para a constituição da esfera pública e têm o poder de influenciar os formadores de opinião e a tomada de decisão do poder público.

Na sociedade em que vivemos cuja distância física não é um limitador da possibilidade de comunicação entre mais de uma pessoa, é fácil achar que Habermas apoiaria o debate entre seus usuários, porém o mesmo afirmava que para é preciso que haja uma interação face a face, portanto creio que se o mesmo ainda fosse vivo, não classificaria os debates cibernéticos como algo importante para a esfera pública.

Acho interessante ressaltar a Sociedade de Debates criada no ano de 2010 por alunos do curso de direito da Universidade Federal do Ceará.

http://www.facebook.com/sociedadededebates?fref=ts



Basicamente, a ideia é espalhar a cultura do debate de ideias e da expressão oral.
O espírito do projeto é atingir o máximo de pessoas o possível, por isso não há nenhuma restrição a estudantes.

Realizado anualmente, o Torneio de Debates é executado em modo eliminatório e aberto a alunos de ensino superior. Os temas de cada debate, conhecidos como moções, são diversos.
O Torneio segue o modelo inglês, "parliamentary debate" (debate parlamentar). Baseado nas discussões deliberativas da "British House of Commons" (Casa ou Câmara dos Comuns Britânica), o modelo parliamentary debate não permite discursos escritos por seus membros. Os debatedores falam de maneira improvisada na competição, utilizando-se apenas de pequenas notas por eles escritas durante o debate e o período de preparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário