quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Teoria Matemática da Informação: Ruído entre cliente e empresas

A comunicação é entendida como processo de transmissão de uma mensagem por uma fonte de informação, através de um canal a um destinatário. Sendo vista não como um processo, mas como um sistema, com elementos que podem ser relacionados e montados em um modelo. 
Segundo essa teoria, a comunicação depende do seguinte processo:

Sinal Sinal (recebido)
                         |       |
 Fonte de Informaçao --> Transmissor → Canal → Receptor → Destinatario
                               ^
                               |
                         Fonte de ruido

Um exemplo simples que prova a necessidade da determinação desse processo é a existência dos ruídos na comunicação:

Ex: Ineficiência do atendimento prometido ao cliente.

A empresa comunica que resolverá qualquer problema no pós venda, mas isso não acontece.
Depois de ocorrido qualquer problema, a comunicação é falha e não resolve os problemas, o que gera mais ruidos e prejudica a comunicação entre o consumidor e a empresa.

Os problemas de comunicação geram a insatisfação dos clientes e estimulam a comunicação CONTRA a empresa, utilizando sites como o "Reclame Aqui".

Clique e veja um exemplo de reclamação no site indicado:

http://www.reclameaqui.com.br/3789664/direct-logistica-directlog/completa-ineficiencia-de-atendimento-e-entrega/


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