Teoria Empírico-Experimental - Nela afirma-se que pode haver uma influência e persuasão (objeto de pesquisa) na comunicação. Mas a influência e a persuasão não são indiscriminadas e constantes. Ou seja, não ocorre pelo simples fato de acontecer o ato de comunicar, como cria a Teoria Hipodérmica (não toma como irrelevante as características pessoais do destinatário). Assim, a pesquisa empírico-experimental observou que deve ser atendida a necessidade de atenção ao público-alvo e suas características psicológicas. Dessa forma, ela acredita que a comunicação pode obter efeitos consideráveis para o que necessita. Então as características psicológicas estão ligadas naturalmente as motivações (necessidades, habilidades, percepções, crenças, valores e atitudes diferenciadas).
Exemplo:
Análise: Nesta propaganda crianças são influenciadas a “Comprar” o Chocottone Bauducco para dá-lo de presente a alguém que não veem a muito tempo, no caso da propaganda a menina leva para sua antiga boneca. Isso estimula a criança a ver o Chocottone Bauducco não como um simples alimento e sim como um “Presente de Natal”. Então observa-se claramente que houve uma característica psicológica que está ligada a motivação.
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