quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Visão, Som e Fúria - Paradigma Midiático Tecnológico - Francisco Airton

Visão, Som e Fúria - Paradigma Midiático Tecnológico - Marshall McLuhan aborda a ''evolução da comunicação'' e como a sociedade reage à ela. Antigamente a cultura vinda da Europa era a única intelectualmente aceita e até hoje é uma grande influencia cultural, já na América do Norte os veículos de comunicação que contavam com áudio e imagens foram muito difundidos, não se sabe porque, mas talvez por essa razão os meios mais recentes não são muito levados a sério como cultura. Um exemplo são as pessoas mais que não sabem muito sobre internet, no caso, e acham que ela serve para puro entretenimento apenas.
    Em seu texto, “Visão Som e Fúria”, McLuhan fala como o aumento e expansão de novas mídias influenciaram a relação do homem com o conhecimento. E em como isso modificou o modo de vida em âmbitos diversos, desde hábitos aos negócios.

Exemplo 1:


Análise: McLuhan argumenta sobre a forma como a expansão de novas mídias influenciam a relação do homem com o conhecimento. A maneira como isso modificou e ainda modifica o modo de vida das pessoas. Logo lembrei da comunicação feita pelo colégio Ari de Sá. Muito polêmica. Exemplifica bem o que McLuhan fala.

Exemplo 2: 




Análise: McLuhan, critica o acesso à tanta informação e diz que a Imprensa transformou-se no “livro popular diário, o grande poema coletivo, a diversão universal de nossa era.” Antes da imprensa por exemplo, um leitor era alguém que discernia e sondava enigmas. Após a imprensa, passou a significar alguém que apenas corria os olhos sobre uma informação meramente "mastigada". Um exemplo que se observa nas revistas. Hoje apenas passamos os olhos para ler as informações que ali já estão prontas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário