quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Indústria Cultural- Adorno e Hokheimer


VIII – A Indústria Cultural – Adorno e Hokheimer

            A industria cultural, segundo Adorno e Hokheimer, possue padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltadas ao consumismo. Apesar da industria cultural ser um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas, nem de longe seus produtos são artísticos. Isso porque esses produtos não mais representam um tipo de classe (superior ou inferior, dominantes e dominados), mas são exclusivamente dependentes do mercado.
            Essa visão permite compreender de que forma a industria cultural oferece produtos que promovam uma satisfação compensatória e efêmera que agrada os indivíduos, ela impõe-se sobre estes submetendo-os a seu monopólio e tornando-os acríticos.
            Para Adorno e Hokheimer, a indústria cultural distingue-se da cultura de massa. Está é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem pretensão de ser comercializado, enquanto que a primeira possui padrões que sempre se repetem aspirando formar uma percepção comum voltada ao consumismo.



Exemplo: o sujeito é  reduzido a esfera do consumo;

Vocè è o que veste, o que come etc.

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