quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Indústria Cultural - Gabriel Gripp


O termo Industria Cultural, que foi criado por Adorno e Horkheimer, define uma industria que esta sempre em processo de mutação  ou seja, nunca fica estática, mas se molda aos novos interesses da massa, interesses esses que ela mesmo ditou sempre visando um maior lucro e tratando as pessoas como meras maquinas de gastar dinheiro.

A Industria Cultural acaba se repetindo com a finalidade de formar uma estética voltada para o consumismo e ai se torna papel da publicidade mascarar esse processo e instalar novas "necessidades" nas pessoas, afim de alimentar a maquina capitalista.

A pseudo felicidade ou satisfação promovida pela Indústria Cultural, que nunca vai satisfazer o individuo por completo, pois  o prazer não esta no objeto consumido e sim no ato de consumir, acaba por desmobilizar ou impedir qualquer mobilização crítica, dessa forma, o individuo acaba ficando preso nesse ciclo sem nem esmo saber. 

Tal processo, muitas vezes se da quando a pessoa vê uma propaganda e eh seduzida pelo produto apresentado, depois, ao ver outras pessoas possuindo esse objeto, o desejo de consumi lo aumenta ainda mais, ela passa a achar que necessita daquilo, quando na verdade, necessita do prazer do consumo em si, da inclusão social e do status que aquele produto vai trazer para ela, entretanto o prazer que se consegue apos se adquirir o produto é sempre temporário.

Exemplo: 


A mídia possui estrategias para manipular e convencer a massa, guiando a para o consumismo da Industria Cultural, aqui podemos ver a propaganda da coca cola utilizando uma emoção para induzir comportamentos ao mesmo tempo que utiliza também a repetição para ter uma maior aceitação. 


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