Adorno e Horkheimer foram estudioso da escola de Frankfurt e entre suas pesquisas denominaram a teoria da sociedade compreendida como uma totalidade de Teoria Critica.
A escola do pensamento crítico questiona as consequências do desenvolvimento dos novos meios de comunicação na produção e transmissão da cultura. Para eles, a sociedade capitalista entrou em um estágio no qual, com a implantação dos meios de comunicação de massa, a classe operária acabou perdendo a capacidade de refletir e resistir ao sistema, muitas vezes, sem nem mesmo perceber que esta envolvida nesse processo, pois apesar de aparente a liberdade dos indivíduos, os meios de comunicação reproduzem as relações de forca do aparelho econômico-social.
Foi nesse contexto que surgiu o termo Industria Cultural, responsável por alienar o individuo em relação a esse processo, que torna o cade vez menos capaz de pensar independentemente e mais dependente dos mecanismos socais sobre os quais ele não possui o menor controle sobre e no qual ele é considerado apenas como empregado e consumidor, ou seja, alguém que movimenta ainda mais a própria Industrial que é controla pelos interesses da classe dominante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário