quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Indústria Cultural - Francisco Airton

Indústria Cultural - Segundo os dois grandes mestres. São eles Adorno e Horkheimer, a Indústria Cultural possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. Então Indústria Cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais, jornais, rádios, revistas e outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado.

Exemplo:


Análise: Madonna é um ídolo para milhões de pessoas e, como tal, é formadora de opiniões. Basta que lance um novo trabalho e logo será seguida, reverenciada e principalmente criticada por milhares. Suas apresentações reúne fãs em todo o mundo. A influência da POP STAR na cultura da sociedade e na moda acaba causando novos padrões comportamentais e identidades ao expressar sua rebeldia através de suas atitudes e roupas extravagantes, no intuito de subverter e ultrapassar os limites impostos pelo conservadorismo imperante. Madonna é uma realidade concreta da Industria Cultural, pois tudo que ele expõe vira lucro. Não existe o interesse apenas cultural, existe o interesse capitalista em transformar momentos em dinheiro.

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