quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Visão, Som e Fúria

Esse é um texto que trata dos meios de comunicação existentes antes, sua ascensão no decorrer do tempo e os benefícios trazidos por estes para a sociedade. 
Para início de conversa tratemos da cultura norte-americana, que estava ao alcance das pessoas somente através dos livros impressos. Em seguida, com a incorporação da pintura, escultura e música no âmbito cultural. Assim, foi na América do Norte que as maiores mudanças em relação à população ocorreram. Com o aparecimento dos meios de visão e som, tais como fotografia e rádio, foi se tendo a mudança para o auditivo, para o visual, o que causou grande empolgação no que diz respeito ao processo educacional.

McLuhan trata ainda dos meios quentes, os quais têm pouca participação ou complemento da audiência,apresentando informações bem definidas, e dos meios frios que proporcionam informações mal definidas, exigindo maior participação sensorial do receptor para apreensão das mensagens.

Tem-se também a abordagem do termo criado por McLuhan - "Global Village", isto é, guerra como uma forma rude de equilibrar culturas.

Nathália d'Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário