quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Teoria da Bala Mágica ou Hipodérmica


I- Teoria da Bala Mágica ou Hipodérmica

A Teoria da Bala Mágica e seus conceitos foram elaborados pela Escola Norte-Americana nos anos 30 e foram propostos por Harold Lasswell. Segundo este modelo, uma mensagem disseminada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção. Seu principal objetivo foi fornecer bases empíricas e científicas para a elaboração de sistemas de comunicação, com ênfase nos efeitos da comunicação sobre o comportamento da população.
A teoria em questão tenta responder especialmente à interrogação: que efeitos são produzidos pela comunicação numa sociedade de massa? Além disso, pode-se delinear o modelo hipodérmico como sendo uma teoria da propaganda, ou seja, a difusão de concepções, idéias, valores e atitudes através dos sistemas de comunicação de massa (rádio, jornal, TV, cinema, revista). Trata-se de uma concepção mais ampla de "propaganda", que não se restringe ao que conhecemos por "comerciais", mas a própria difusão de idéias em espaços editoriais, informacionais, educativos e de entretenimento.
Especialmente durante a segunda grande guerra, a aplicação desta teoria foi, por assim dizer, “implementada”. A imprensa estava sob forte censura, o que proporcionou a manipulação da informação falada e escrita, moldando a opinião pública. A idéia principal era convencer a massa (população) de que a guerra era algo bom, induzir o ódio ao inimigo, exaltar e estimular o patriotismo e maximizar o esforço de guerra.


Exemplo :propaganda da guerra pela adesào das mulheres.

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