quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Teoria Hipodérmica - Francisco Airton

Teoria Hipodérmica - Afirma-se claramente que todos os meios de comunicação em massa seriam capazes de dominar os espectadores através de estímulos que gerariam respostas nas mesmas proporções. Segundo este modelo, uma mensagem passada ao receptor é imediatamente aceita e espalhada entre todos eles em mesma proporção. Por essa visão, fica claro que o indivíduo pode ser facilmente manipulado pela comunicação de massa, capaz de transformar a opinião pública e direcionar a massa para o ponto de vista desejado.
Teoria Hipodérmica surge entre as duas Guerras Mundiais como paradigma científico e empirista dos estudos dos efeitos da comunicação. Quando a propaganda de guerra conseguiu unir nações em torno de ideais comuns, percebeu-se que a mídia é capaz de direcionar o receptor para qualquer qualquer vertente de opinião que o comunicador deseje. Chega-se a uma conclusão de que os meios de comunicação podem ser usados para bons fins, tanto quanto para maus fins.

Exemplo:


Análise: Observando e fazendo uma análise dessa propaganda, percebe-se que o anuncio não conta com vantagens do produto e nem com valores. Os apliques (Luzes pisca-pisca no lugar onde se encontram as "Frutinhas" do Panettone) por si, se encarregam de passar a mensagem, e essa não corre o risco de ruídos, ou seja, o publico não oferece resistência e simplesmente compra este produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário