terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Teoria da abordagem empírica em campos ou "efeitos limitados".

Com uma orientação sociológica, essa teoria deixa de lado a questão da persuasão, vista na teoria Empírico-experimental e começa a ver de uma forma global. Ou seja, a mídia a partir do ponto de vista de capacidade geral de influência sobre o público. O ponto principal dessa teoria é a capacidade de influência da mídia sobre o público. Mas, diferente das teorias passadas que usavam de manipulação ou persuasão, essa teoria se baseia nos relacionamentos comunitários, em que os meios de comunicação são apenas um componente a parte. Essa é uma maneira de influência não exercida apenas pela mídia. Isso significa que ela junta os processos de comunicação de massa às características do contexto social em que eles se acontecem. 
A teoria se aprofunda em dois pontos principais: o primeiro é em relação a diferenciação de públicos e seus modelos de consumo de comunicação de massa e o segundo é em relação a mediação social que caracteriza o consumo. 


Alguns pontos principais dessa teoria que é bom destacar são: 
  • A palavra chave dessa teoria é influência 
  • Lazarsfeld propõe que o público é capaz de fazer suas próprias escolhas
  • Existem variações do consumo de comunicações de massa segundo as características do público
  • Descobre-se os líderes de opinião e a Two Step Flow ou Fluxo de Comunicação a Dois Níveis
  • Pessoas que pertencem a um mesmo grupo tendem a possuir opiniões parecidas sobre determinados assuntos
  • Primeiro a informação chega às pessoas bem informadas e que inspiram confiança e através delas chegariam a todo o público
  • No que diz respeito a assuntos diferentes, influenciados e influentes podem trocar reciprocamente de papéis, porque o líder de opinião é aquele legitimado pela audiência por fazer a ponte entre o meio de comunicação (que detém as mensagens) e a audiência.


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