terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Indústria Cultural

"Um forte exemplo de indústria cultural é a televisão que apresenta pontos positivos em possuir ótima cobertura geográfica, penetração de público e variedade de conteúdo em vários horários, mas ao mesmo tempo apresenta conteúdos sensacionalistas e que escapam do consciente do expectador, cujo indivíduo possa vir a entrar em estado de alienação.”


Como os produtos produzidos pela indústria cultural são consumidos consensualmente pelos indivíduos, isso prova que eles formam uma visão acrítica das coisas, e que passam a consumir por prazer e não mais por necessidade. Costumam ver, achar bonito, ver as pessoas usando e começam a achar que necessitam daquilo, quando na verdade, talvez, necessitem do prazer, inclusão social e status que aquele produto midiático vai trazer, mesmo que temporariamente.




"Apesar de a Indústria Cultural ser um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas, nem de longe seus produtos são artísticos. Isso porque esses produtos não mais representam um tipo de classe (superior ou inferior, dominantes e dominados), mas são exclusivamente dependentes do mercado.”

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