quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Texto 8 -   TEORIA DA INFORMAÇÃO  


 Por: Elisangela Lopes.


CLAUDE SHANNON (1916-2001) Conhecido como o "Pai da teoria da informação" Sua teoria foi a primeira a considerar comunicação como um problema matemático rigorosamente embasado na estatística e deu aos engenheiros da comunicação um modo de determinar a capacidade de um canal de comunicação em termos de ocorrência de BITS. A teoria não se preocupa com a semântica dos dados, mas pode envolver aspectos relacionados com a perda de informação na compressão e na transmissão de mensagens com ruído no canal.

Esse termo designa basicamente esta teoria devido descrever pelo o que entendi as várias ciências que a teoria procura desvendar, resolver por meio de cálculos matemáticos; inclusive na Ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo e qualquer coisa que envolva cálculos matemáticos de alguma forma.
Nos dias de hoje essa teoria é  fundamental porque tudo envolve a matemática para tentarmos resolver de forma mais coerente e correta possível os problemas do cotidiano. E as ma´quinas são a grande questão desta teoria, porque antes de chegarmos nesses moldes perfeitos de computadores, por exemplo requereu um grande estudo conjunto para tentar simplificar da maneira mais resoluta possível os possíveis problemas; pois o homem moderno que depende das maquinas para tudo que se possa imaginar.
Sobre essa questão o autor escreve:
"Quer diga respeito que implicam máquinas, seres biológicos ou organizações sociais, o processo de comunicação responde a esse esquema linear que faz da comunicação um processo estocástico, ou seja, afetado  por fenômenos aleatórios, entre um EMISSOR que tem liberdade para ESCOLHER a mensagem que envia e um DESTINATÁRIO que recebe essa INFORMAÇÃO com suas exigências." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário