Marshall McLuhan diz que o
progresso tecnológico estava reduzindo todo o planeta à mesma situação que
ocorre numa aldeia, tal processo é denominado de “aldeia global”. Esse
pensamento deveu-se à criação da TV via satélite, o que na visão de McLuhan, unificava
o mundo como um todo, quebrando as barreiras internacionais de comunicação.
Com a criação da internet e a
evolução das redes sociais, é impossível estabelecer contato direto com uma
pessoa de outra cultura e do outro lado do mundo. Provando que a distância
física não é mais um limitador de relações, o que “diminui” o mundo a pequenas
proporções.
Para McLuhan, o mais importante
não é o conteúdo da mensagem, mas o veículo através do qual a mensagem é
transmitida. Cada meio de propagação tem as suas características próprias, e consequentemente, os seus efeitos específicos. Qualquer transformação do meio é mais
determinante do que uma alteração no conteúdo. Esse ponto de vista do autor foi responsável pela célebre expressão do mesmo: "o meio é a mensagem". Tal expressão é posta em prática com frequência nas ações de marketing, que transmitem através do meio uma mensagem que, independente, não causaria tanto impacto.
belo post amigo!
ResponderExcluir