domingo, 2 de dezembro de 2012

Indústria Cultural - João Pedro Ribeiro

COMPRE, COMPRE, COMPRE


                O termo Industria Cultural foi criado por Adorno e Horkheimer. Ao longo dos anos, essa indústria foi se modificando para conseguir manipular e vender cada vez mais. Adorno criticava o Iluminismo, pois a mídia aliena o indivíduo e não dá a chance de ele pensar e refletir, ela massifica e constrói uma cultura. Porém para eles, a Indústria Cultural é diferente da Cultura de Massa que é oriunda do povo, das suas regiões, costumes e sem a finalidade de ser comercializada. Já a Indústria Cultural, possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética voltada para o consumismo.
A mídia possui estratégias para a manipulação de massa como: 
  1. A criação de problemas e depois a divulgação da solução. 
  2. Estratégia de repetição para ter uma maior aceitação.
  3. Utilização da emoção para induzir comportamentos.
  4. Conhecer melhor o indivíduo do que eles mesmos.
  5. Fazer com que o público alvo não entenda como se dá o processo.
                   O indivíduo passou a ser visto como mercado e consumidor e não como ser humano. Para as empresas capitalistas, não importa como a pessoa pensa, mas sim como ela gasta o que ganha (R$). A produção em série e a produção publicitária acarretaram na repetição dos padrões e gestos. A indústria passou a fazer parte do dia a dia das pessoas. O cheiro de um perfume por exemplo pode lembrar um momento, caracterizando assim um Bem Cultural.





Nenhum comentário:

Postar um comentário