segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A teoria funcionalista e o consumismo


É um estudo sociológico principalmente sobre o “mass media”.  A teoria funcionalista estuda a relação de equilíbrio entre os indivíduos e os veículos e todo o sistema de transmissão. 
É funcionalista pelo fato de que tenta entender a função de cada meio comunicativo e a lógica na problemática social. A teoria sempre defende que a existência de uma mídia deve ser submetida a uma necessidade. Porém, apesar de os meios de comunicação exercerem uma "função"social, eles também apresentam uma "disfunção".

A quantidade de informação que chega as pessoas causa um efeito chamado "disfunção narcotizante", o que é muito ruim para nós, pois consumimos e absorvemos as informações que nos foram passadas sem nem refletirmos sobre o assunto. Nos tornamos pessoas alienadas.


Esse filme retrata muito bem a realidade de muitas pessoas que por conta da nossa sociedade consumista em que as pessoas necessitam do desnecessário, acabam se endividando. O consumismo faz parte da nossa realidade e muitas vezes pode se tornar um sério distúrbio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário