quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Teoria Hipodérmica

Se desse pra sintetizar teoria hipodérmica em uma só frase seria: "Cada indivíduo é diretamente atingido pela mensagem veiculada pelos meios de comunicação de massa."
E ocorre algo diferente na atualidade? Nós não somos reais reproduções do que recebemos pela tv, pela revista, pela publicidade, pelos jornais?
Nós somos o que queremos ter. Convivemos menos e compramos mais, somos, em grande maioria, manipulados por nossos desejos, desejos esses que se concretizam quando assistimos uma propaganda e vamos comprar em seguida o produto.
A teoria hipodérmica também é conhecida como teoria da bala mágica, e é assim denominada porque baseia-se no principio de que toda mensagem emitida pelos veículos de massa vai atingir o receptor sem nenhuma resistência. Que o que quer ser transmitido não passa por nenhum filtro antes de ser absorvido pela pessoa que vê ou escuta. É a passividade do receptor que é a grande característica dessa teoria. E ainda vale ressaltar que a teoria hipodérmica considera todos os receptores iguais, que recebem e assimilam da mesma forma as mensagens.

Virna Benevides - Publicidade e Propaganda
M246CD

Nenhum comentário:

Postar um comentário