domingo, 11 de novembro de 2012

Teoria Empírico-experimental - Gabriel Gripp

Essa teoria, que também é conhecida como Teoria da Persuasão, afirma que para que ocorra influencia e ou persuasão por parte do emissor em um receptor, tal emissor deve dar importância para as características psicológicas do publico alvo que pretende atingir, ou seja, para que os efeitos esperados sejam alcançados, a comunicação deve se adequar aos padrões e linhas de pensamento pessoais do receptor. Por essa razão se diferencia da Teoria Hipodérmica, pois não toma como irrelevante as características pessoais do destinatário. 


Persuadir os destinatários é possível se a mensagem for adequada aos fatores pessoais ativados pelo destinatário ao interpretá-la. A mensagem contém características particulares do estímulo, que interagem de maneira diferente de acordo com os traços específicos da personalidade do destinatário. 

http://www.youtube.com/watch?v=CE-T2RUSz0A

Exemplo: essa propaganda utiliza a "febre" ou assunto que estava em alta para promover o seu empreendimento, nesse caso foi a menina Luiza - aquela que tava no Canada.
Para aqueles que sabem do assunto, essa propaganda fez sentido (publico alvo, conceito utilizado na Teoria Empirico-experimental), mas alguém que nunca ouviu falar dela e viu essa propaganda não recebeu a mensagem de maneira apropriada, houve ai um ruido. 

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