sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Indústria cultural e certificações por vendas




Ao definir um dos principais aspectos do impacto da indústria cultural sobre a arte, Thompsom afirma que "os bens produzidos pela indústria cultural não são determinados por suas características intrínsecas como uma forma artística, mas pela lógica corporativa da produção de mercadorias".

Um exemplo contemporâneo dessa subversão de valores instaurada pela cultura de massa pode ser encontrado nas certificações por vendas de gravação musical, que formam um sistema de certificação (também considerado com uma premiação) dado a uma gravação pela venda de certa quantidade de suas cópias. Quase todos os países seguem variações das categorias definidas pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), que são nomeadas disco de ouro, disco de platina e disco de diamante (disco de prata também é usado em alguns países). 

Percebe-se claramente, nesse sistema, a influência da indústria cultural sobre o universo da arte: o artista passa a ser premiado não pelo valor estético inerente a sua obra, mas pelo sucesso comercial dela.

Lia B. Martins

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