terça-feira, 20 de novembro de 2012

Teoria dos Efeitos Limitados


A palavra chave dessa teoria é influência. Na Teoria dos Efeitos Limitados a mídia é analisada de forma global, sua capacidade de influencia sobre o publico, a influencia dos meios de massa e das relações sociais. Os efeitos provocados pelos meios de comunicação de massa agem de forma indireta e dependem das forças sociais que prevalecem num determinado período, depende de processos de comunicação internos á estrutura social em que nós vivemos e que são efetuados pela mídia. Dois fatores são analisados por essa teoria:

1- Modelos de consumo
2- O ambiente social a qual o consumidor está inserido.

Modelo Two Step Flow: Explica o o processo de formação de opinião dentro de comunidades sociais mostrando que a influencia dos meios de comunicação é seletiva.Mostra também a existência dos líderes de opinião que  por exemplo seriam aqueles que constituem o setor da população mais ativo na participação política.

É interessante também analisar o papel da mídia no passado em relação aos dias de hoje. Os efeitos da mídia na década de 30 eram muitos mais relevantes devido a novidade dos meios de comunicação, já nos anos 50 e 60 há um momento de ''tranquilidade'' social e política.

Lucas Medeiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário