É uma teoria voltada aos indivíduos essencilamente e aos seus hábitos de consumo mediático. Uma teoria importantíssima dentro dos estudos comunicacionais, porque tenta entender de alguma forma o uso que as pessoas fazem da comunicação.
Comunicação esta que se utiliza de todos os modos para atrair a atenção dos destinatários e aos diversoss meios de comunicação que estamos expostos, e o que pode trazer de bom ou ruim como consumidores de midia. Agora nesta teoria o que não mais interessa são os efeitos, mas sim as funções que ela pode desempenhar na vida das pessoas.
Antes dessa teoeria a preocupação era:
Concentrar os problemas na MANIPULÇÃO, para passar aos da PERSUASÃO, e depois da INFLUÊNCIA, atingindo justamente as FUNÇÕES.
Dessa forma nós como consumidores do mass media devemos sempre estar dispostos ao que a comunicação pode trazer e a desenvolver no psiclógico, nao ficarmos parados recebendo o que esta´sendo nos ofertados e nao desenvolver a criticidade diante disso. Nossa sociedade é um organismo vivo onde depende-se de tudo para o bom funcionamento, ou pelos menos deveria funcionar asim; estas funções analisam como os individuos se portam dentro do ambiente ao qual eestá introduzido, e as atitudes dele diante da problemática social ao qual está. A comunicação vem nesse sentido de funcionar, alertar este indivíduo diante da problemática social existente, alertar dos direitos que deixam de valer se a imprensa não estiver atenta a esta vigilância.
As funções da comunicação na atualidade é essencial ela pode servir além de informar, fornecer interpretação, reafirmar os valores, dentro da sociedade, e manter-nos sempre quastionadores, nao ficarmos como drogados diante das várias informações que recebemos de diversos meios e nao termos a menor ideia de como se manter ilesos e sobressair da melhor maneira possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário