sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Teoria dos Efeitos Limitados


A Abordagem Empírica em Campo ou "dos Efeitos Limitados".
A Teoria dos Efeitos Limitados torna-se diferente das outras teorias porque enquanto a Teoria Hipodérmica centrava-se na minipulação ou propaganda, que os meios de comunicaçãoa exercem sobre os indivíduos, a Empírica - Experimental ocupava-se de convencer o mesmo indivíduo. Esta teoria então encarrega-se da INFLUENCIA que os midia têm sobre as nossas vidas e a dinâmica nos dos processos de formação das opiniões públicas.
 
De um modo geral, um estudo muito importante de Lazasfeld que tinha como finalidade as audiências em três niveis como a análise dos conteúdos, as características dos ouvintes e o nível de satiafação do inete.divíduos expostos a gama de programas aos quais estão submetidos diariammente. 
 
O estudo é relevamte porque embora as informações sejam passadas por vários canais seja internet, jornais, rádio, Televisão fica díficil identificar um ao qual o indíviduo identifique-se mais por contade uma série de fatores de cada grupo a frente das empresas de comunicação e aos diversos interesses em jogo. Então, o que vemos são programas voltados somente a qauntidade de exibição e não há uma preocupação a quem irá atingir, sem nenhuma qualidade.
 
Essa teoria conhecida como a lógica do TWO STEP FLOW comunicação em dois níveis onde as informações de internet, jornal, política são em priemeiro lugar absorvidas por estes chamados lideres de opinião ficando a cargo destes repassar a noticias aos gruposde opinião.
 
Exemplo forte dessa teoria são politicos que ficam muito tempo trabalhando para obter um cargo público em inúmeras eleições, vai criando um efeito latente pela persistência, decisões e opiniões, e pela boa articulaçãoe nao mudam de opinião, contribuindo ´para formação, opinião dos indivíduos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário