domingo, 25 de novembro de 2012

Teoria dos Efeitos Limitados

A teoria dos efeitos limitados diz respeito a comunicação da mass midia, ou mídia de massa e , num ambito mais geral, da influência das relações sociais na comunicação. Nessa teoria, é possível se distinguir 2 correntes: Uma diz respeito ao estudo da composição diferenciada dos públicos e dos seus modelos de consumo da comunicação de massa enquanto a outra, que é mais significativa, compreende as pesquisas sobre a mediação social que caracteriza esse consumo. Esse ponto de vista é o que completa a crítica a teoria Hipodérmica e ainda é usado hoje em dia, no sentido de que determinadas pessoas de um mesmo grupo tendem a ter opiniões parecidas. Atualmente, muitos chamam esses grupos de opinião e gostos parecidos de "tribos urbanas", segue um vídeo falando um pouco mais sobre elas: http://www.youtube.com/watch?v=W8txKx10QpI Também foi nessa teoria que descobriram-se os "líderes de opinião" (opinion givers) e o "Fluxo de Comunicação a Dois Níveis" ou Two step flow::
Finalmente, um video resumindo a teoria: http://www.youtube.com/watch?v=tSN9uiXCYo4

Nenhum comentário:

Postar um comentário