domingo, 25 de novembro de 2012
Teoria dos Efeitos Limitados
A teoria dos efeitos limitados diz respeito a comunicação da mass midia, ou mídia de massa e , num ambito mais geral, da influência das relações sociais na comunicação.
Nessa teoria, é possível se distinguir 2 correntes: Uma diz respeito ao estudo da composição diferenciada dos públicos e dos seus modelos de consumo da comunicação de massa enquanto a outra, que é mais significativa, compreende as pesquisas sobre a mediação social que caracteriza esse consumo.
Esse ponto de vista é o que completa a crítica a teoria Hipodérmica e ainda é usado hoje em dia, no sentido de que determinadas pessoas de um mesmo grupo tendem a ter opiniões parecidas. Atualmente, muitos chamam esses grupos de opinião e gostos parecidos de "tribos urbanas", segue um vídeo falando um pouco mais sobre elas:
http://www.youtube.com/watch?v=W8txKx10QpI
Também foi nessa teoria que descobriram-se os "líderes de opinião" (opinion givers) e o "Fluxo de Comunicação a Dois Níveis" ou Two step flow::
Finalmente, um video resumindo a teoria:
http://www.youtube.com/watch?v=tSN9uiXCYo4
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário