domingo, 11 de novembro de 2012

Teoria Hipodérmica - Gabriel Gripp

Essa Teoria também é conhecida como Teoria da Bala Mágica, pois a mensagem passada pela mídia penetra no indivíduo como se fossem uma "bala" que, sem chance de defesa, a aceita sem antes fazer qualquer reflexão sobre oque lhe foi mostrado ou dito. 

Nesse processo, os receptores são totalmente passivos em relação ao que lhes é apresentado e, alem disso, acabam repassando a mensagem para outros indivíduos.
Como muitos receptores 
não possuem um senso critico desenvolvido e são facilmente influenciados pelos meios de comunicação em massa, acabam seguindo regras e costumes, muitas vezes, sem perceber que estão sendo manipulados.

Podemos perceber a aplicação dessa teoria de maneira mais direta em propagandas, quando é dito para o individuo oque ele deve fazer, ter ou querer ao mesmo tempo que se impulsiona o consumismo, traco marcante na sociedade capitalista contemporânea. 

Alem disso, essa teoria também é usada em jornais, novelas, filmes, revistas e musicas, entretanto de maneira mais "mascarada", pois quando tentam passar para os indivíduos certos valores como, por exemplo, oque é certo ou errado, oque é bonito ou feio ou ate oque se deve vestir ou não, na verdade estão nos moldando a maneira que é mais vantajosa e conveniente para aqueles que estão por de trás de tudo isso. 


Exemplo: o anuncio é claro, não deixa espaço para duvidas, ou seja, não ha um dialogo entre emissor e receptor e sim uma afirmação, pois se espera que o sujeito só receba a mensagem, sem antes fazer qualquer analise sobre ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário