Nesse processo, os receptores são totalmente passivos em relação ao que lhes é apresentado e, alem disso, acabam repassando a mensagem para outros indivíduos.
Como muitos receptores não possuem um senso critico desenvolvido e são facilmente influenciados pelos meios de comunicação em massa, acabam seguindo regras e costumes, muitas vezes, sem perceber que estão sendo manipulados.
Como muitos receptores não possuem um senso critico desenvolvido e são facilmente influenciados pelos meios de comunicação em massa, acabam seguindo regras e costumes, muitas vezes, sem perceber que estão sendo manipulados.
Podemos perceber a aplicação dessa teoria de maneira mais direta em propagandas, quando é dito para o individuo oque ele deve fazer, ter ou querer ao mesmo tempo que se impulsiona o consumismo, traco marcante na sociedade capitalista contemporânea.
Alem disso, essa teoria também é usada em jornais, novelas, filmes, revistas e musicas, entretanto de maneira mais "mascarada", pois quando tentam passar para os indivíduos certos valores como, por exemplo, oque é certo ou errado, oque é bonito ou feio ou ate oque se deve vestir ou não, na verdade estão nos moldando a maneira que é mais vantajosa e conveniente para aqueles que estão por de trás de tudo isso.
Exemplo: o anuncio é claro, não deixa espaço para duvidas, ou seja, não ha um dialogo entre emissor e receptor e sim uma afirmação, pois se espera que o sujeito só receba a mensagem, sem antes fazer qualquer analise sobre ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário