quarta-feira, 21 de novembro de 2012

superação da teoria hipodérmica


Houve um período do século passado em que as teorias hipodérmicas não deram mais conta de fundamentar os fenômenos da comunicação e, principalmente, a relação de sociedade e comunicação. Depois de um tempo começaram a surgir muitas pesquisas no campo da comunicação que aperfeiçoaram o real sentido da mesma: como construir uma mensagem eficiente para o ouvinte ou o leitor que os fizessem agir de uma determinada maneira. Eram as pesquisas administrativas. Elas não procuravam uma definição para comunicação, a intenção era saber os efeitos que ela causa. É o campo da psicologia behaviorista e a pergunta é: "que tipo de estímulos é capaz de produzir certos tipos de respostas". E o que se descobre é que a simples teoria hipodérmica, na verdade, vai se tornando cada vez mais complexo. Antes o que era manipulação, agora se transforma em persuasão.
O que as pesquisas mostram é, que diferente do que era afirmado na teoria hipodérmica, o receptor não é um ser vazio. Ele tem preferências, inclinações, ideias e preocupações que de alguma forma interferem nas suas escolhas.
Mauro Wolf, durante suas pesquisas sobre a mensagem destaca 4 enfoques que valem a pena serem depois aprofundados:
1) A credibilidade do comunicador;
2) A ordem da argumentação;
3) A integralidade das argumentações;
4) A explicitação das conclusões.

Virna Benevides

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