domingo, 4 de novembro de 2012

Teoria dos Efeitos Limitados - João Pedro Ribeiro

Abordagem Empírica em Campo



         Segundo essa Teoria, o meio seleciona o público e só posteriormente exerce a influência sobre esse público. Dessa forma, deixa de salientar a relação causal direta entre propaganda de massas e manipulação da audiência para passar a insistir num processo indireto de influência e formação de opinião, no seio de determinadas comunidades. A influência desse público é realizada de diversas maneiras, através de veículos de comunicação de massa como o rádio, a TV, a internet, os jornais, entre outros que passam a transmitir ideias e conceitos a serem seguidos por um grupo já selecionado pelos chamados formadores de opinião que lideram esse grupo de indivíduos.
              Artistas que fazem propagandas de uma determinada marca, por exemplo, podem ser considerados líderes de opinião, pois utilizam a sua influência perante a sociedade para vender um produto ou ideia. Uma propaganda que traduz este exemplo é da propaganda do "Novo Gol" da empresa Volkswagen. Durante o comercial, o jogador Neymar utiliza de sua influência para anunciar o novo carro e assim conseguir passar uma maior confiança a quem assiste e está em dúvida se o produto é bom. Veja o vídeo:





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