domingo, 7 de outubro de 2012

Teoria Hipodérmica


Cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem” (Wright Mills, 1975, 79). É a partir desse pressuposto que podemos definir da melhor maneira a teoria hipodérmica da comunicação. Iniciada em um período de grandes guerras, nos anos 20 e 30, a teoria hipodérmica se baseia em uma sociedade de massa. Seu pressuposto teórico era uma psicologia da ação: as mensagens (de massa) conduziam a um agir (de massa). Para poder ter uma compreensão melhor dessa teoria, deve-se ter uma entendimento de “massa”. A ideia de “massa” é definida por um conjunto homogêneo de indivíduos que são isolados de suas referências primárias, como família, amigos, igreja, e agem em torno de sua satisfação pessoal. Dessa forma a única referência de realidade que esses indivíduos têm são as mensagens transmitidas pelos meios de comunicação, induzindo a forma de agir desses indivíduos. O modelo de comunicação usado por essa teoria se baseia na psicologia behaviorista, que explica o comportamento humano a partir de motivações psicológicas. Ele vê o comportamento sempre como uma resposta a estímulos. Então, os meios de massa seriam, o “sistema nervoso” da sociedade, conduzindo estímulos e induzindo respostas.



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