A teoria dos Efeitos Limitados também chamada de Teoria Empírica de Campo, fala de influência, assim como a Teoria Hipodérmica fala de manipulação e a Teria Empírico-experimental fala de persuasão.
A teoria dos Efeitos Limitados fala da capacidade dos mass media em influenciar o público, essa influência é o poder dos meios de comunicação em exercerem uma ação sobre o público, levando-o a agir de certa forma.
A teoria também mostra que cada meio de comunicação exerce influências específicas, por exemplo, o poder extremo da televisão de influenciar o público, pois este expõe-se facilmente e com maior regularidade a este meio de comunicação, mas o mass media só poderá influenciar quem está ao seu alcance, quem se expões a tal meio, atingido pela mensagem.
Lazarfeld fala de efeitos pré-seletivos e de efeitos posteriores. Em primeiro lugar, o meio seleciona o público e só posteriormente exerce a influência sobre esse público.
Em suma, a Teoria dos Efeitos Limitados coloca em vantagem a influência pessoal, em relação à eficácia dos mass media, limitando assim, os efeitos destes.
Por exemplo, programas como reality show, como 'A Fazenda' e 'Big Brother', são assitidos por determinados grupos de pessoas, que estão inseridas em determinado contexto social.
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