quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Teoria Funcionalista

Consiste em um estudo sociológico que tem como foco principal a mídia de massa, estudando o equilíbrio entre indivíduos e veículos e todo o sistema de transmissão de conteúdo englobado.

Há o estudo de “disfunções narcotizantes”, resultado de excessos na exposição de informações e conteúdos. Nesse campo de estudo, há a análise do nível de satisfação, ou seja, a atividade seletiva e interpretativa do receptor de uma mídia, se o que ela oferece atinge de fato às suas reais necessidades.






A teoria sempre defende que a existência de uma mídia deve ser submetida a uma necessidade, existência influenciada por demandas sociais. A teoria funcionalista esteve ligada a estudos desenvolvidos nos EUA, e aos teóricos da Escola de Frankfurt, na Alemanha.

Disfunção Narcotizante? Segundo a Teoria da Comunicação, é o efeito que o excesso de informações causa sobre as "massas", tornando as pessoas menos críticas devido ao grande volume de dados a que têm contato e como consequência gera um grupo de pessoas alienadas,pelo fato de terem menos senso-crítico fazem sem questionar oque a sociedade propõe,um bom exemplo disso são as "modas" que duram pouquíssimo tempo,graças ao excesso de influências e informações que recebem por via de todos os meios de comunicação. Com o fácil acesso a internet atualmente,graças aos aparelhos móveis o número de usuários de redes sociais está cada vez maior e apresenta uma faixa etária cada vez mais nova. A enorme influência que uns exercem nos outros,justificado pela tendência de algumas pessoas com personalidade fraca ou ainda em construção(crianças e adolescentes) leva pessoas a seguirem modas sem nem saberem oque estão fazendo,pra que serve ou se vale a pena.                           



         

Nenhum comentário:

Postar um comentário