A Teoria Empírica Experimental ou Teoria da Persuasão, é semelhante a Teoria Hipodérmica (por tê-la como base de estudo) porém conta com a adição do fator psicológico, oque definirá se e como a mensagem será absorvida pelo receptor, tirando o caráter radical que a Teoria Hipodérmica tinha por acreditar que a mensagem transmitida seria obrigatoriamente recebida com sucesso. A Teoria Empírico-Experimental acredita que a persuasão é algo possível de se alcançar. Assim, para que os efeitos esperados sejam alcançados, a comunicação deve-se adequar aos fatores pessoais do destinatário. Portanto, diferente da Teoria Hipodérmica, não toma como irrelevante as características pessoais do destinatário. A mensagem contém características particulares do estímulo, que interagem de maneira diferente de acordo com os traços específicos da personalidade, humor, sentimental do destinatário. Eu, particularmente, vejo a Teoria da Persuasão como uma "Teoria Hipodérmica 2.0". Um exemplo do uso da credibilidade em propaganda é a dos senadores Eunício e Pimental, vinculadas no ano de 2011. Para os que confiam no ex(na época atual)-presidente Lula, a mensagem possuía grandes chances de ser absorvida e obter sucesso.
A exposição de pesquisas de satisfação é algo muito comum na publicidade. Pois a marca aponta fatos para o público-alvo. Portanto,para uma pessoa que está realmente à procura de comprar um carro dessa categoria e faixa de preço, o fato exposto em sua propagando será um fator relevante na hora da decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário