Teoria Hipodermica ou Teoria da Bala Magica.
Teoria Hipodermica modelo de teoria da comunicacao onde uma mensagem 'e lancada pela midia e o receptor imediatamente internaliza o que esta recebendo e por sua vez aceita pacificamente. Eles os receptores absorvem, representando o poder que a midia tem de convercer inumeras pessoas em igual proporcao e este ficando refem de tudo o que a midia transmite, ou seja introduzindo as informacoes nos individuos, diretamente abaixo da pele, por isso a denominacao de TEORIA DA BALA MAGICA.
Essa teoria tambem se destaca pela repeticao dos objetos de desejo das pessoas e a midia se utiliza desses desejos ocultos transmitindo propagandas de repeticoes exageradas para a mensagem ficar gravada no subconsciente dos receptores. Assim a mídia ficou vista como sendo capaz de convencer de forma sólida
a opinião pública e submeter as massas a sua vontade de entendimento,
principalmente usando apelos emocionais.
" A
concepção de comunicação que embasa este modelo parte do princípio da
sociedade organizada em massa, ou seja, "cada elemento do público é
pessoal e diretamente atingido pela mensagem" (Wright Mills, 1975, 79) e
" Cada indivíduo é um átomo isolado que reage isoladamente às ordens e
às sugestões dos meios de comunicação de massa".
As propagandas que vemos hoje na televisao sao propositalemente utilizadas frases, palavras, musicas enfim uma serie de efeitos que os receptores nao tem a autonomia o suficiente para dicernir o que 'e bom ou ruim para este receptor. TEORIA HIPODERMICA DE PERSUACAO - MANIPULACAO = TEORIA DA BALA MAGICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário