Transformação da esfera Pública.
A revolução informacional em curso atualmente vem transformando a estrutura da sociedade ao mudar os hábitos dos indivíduos em todas as esferas: jurídica, política, social, econômica e cultural. Diante desta situação, é necessário pensar a respeito dos conceitos utilizados até hoje para descrever os fenômenos e fatos sociais.
Um dos conceitos que os pesquisadores da cibercultura vêm analisando dentro do novo contexto informacional é o de esfera pública. O termo foi descrito na década de 1960 por Jürgen Habermascomo as discussões feitas livremente por indivíduos que se unem para pensar e debater questões públicas. Basicamente, Habermas defendia que para a existência da esfera pública é preciso que os indivíduos estejam presencialmente unidos, em uma interação face a face. E, além disso, que os jornais são elementos importantes e essenciais para a definição dos assuntos a serem debatidos e para a constituição da esfera pública.
Para o teórico, os jornais exercem o papel de dar o material necessário para que os cidadãos discutam não apenas os assuntos públicos, mas também levantem questões relativas a eles próprios, por meio da leitura e discussão de seções como as cartas dos leitores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário