terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Teoria dos Efeitos Limitados


Essa teoria consiste em afirmar que o homem não se deixa hipnotizar tanto pela mídia como se é exposto.
Segundo Lazarsfeld, as influências dependem do sistema social.
Nem sempre a mensagem transmitida é compreendida pelo receptor principal, ai entra o que Lazarsfeld chama de líderes de opinião, que são pessoas mais bem informadas, geralmente com interesses políticos, ou não, que “explicam”, para o público alvo do emissor, o que aquela mensagem queria transmitir.
Ou seja, nem sempre o público se deixa influenciar pela mídia, mas sempre se deixa influenciar por algo ou alguém, em determinadas situações. 

Para melhor compreensão peguemos esse exemplo:

O governo lança uma campanha para doação de sangue.


As pessoas recebem essa campanha.

E não se muda muita coisa, os índices de doação não aumentam consideravelmente, então aparece eles:


E o público alvo pensa de modo diferente, começa a achar que "se até os famosos fazem, então é realmente necessário" e acontece isso:





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