Teoria da Informação
Sabendo-se que a tendência do nosso pensamento é estar desorganizado, e dai utilizar-se de técnicas para organizar e assim facilitar o processo de comunicação (entropia), e que a informação deve ser livre, pois estão o tempo todo se reunindo, interagindo para dar sentido ao sistema que se forma, pois caso esta informação não seja livre, o sistema tem sua estrutura rompida (movimento entrópico), vamos falar um pouco do que é a teoria da informação.
Aqui, o conteúdo da mensagem importa, isto é, de nada adiantaria o emissor transmitir uma mensagem de forma completa, se o receptor teve problemas de entendimento ao receber esta mensagem. Assim, vale dizer que o emissor é tão importante quanto o receptor, e o conteúdo da mensagem, por sua vez, tem maior importância que estes.
À esta teoria encontra-se atrelado o nome de Claude Elwood Shannon, engenheiro e matemático que trabalhava na telefonia da guerra (em uma empresa telefônica). Ele elaborou o "sistema geral de comunicação":
Fonte de informação -> Codificador/Emissor -> Canal -> Decodificador/Receptor -> Destinação.
A ideia proposta pelo sistema, segundo Shannon, é a realização de uma comunicação mais clara, com menos ruídos, afirmando ainda ser esse um processo de duas vias, em que uma mesma pessoa assume duas funções.
Escola de Palo Alto ou Colégio Invisível
Escola americana em que havia um grupo de pesquisadores que se mostravam contra a teoria da informação, afirmando que a comunicação está em toda ação e que é impossível ficar sem se comunicar, seja verbalmente ou não - comunicação do silêncio*; tudo que é feito pelo indivíduo tem um significado.*É possível a comunicação sem que se tenha a utilização de palavras e expressões.
Nathália d'Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário