terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Paradigma Crítico Radical
Esse é um paradigma da escola crítica de Frankfurt, no qual a sociedade é entendida em sua totalidade. Tem como ponto de partida a análise do sistema de economia de mercado e a crítica dialética da economia política dentro dos fundamentos do marxismo.
Para os que defendiam esse paradigma, a sociedade capitalista entrou em um estágio extremamente diferente com a implantação da comunicação em massa, pois isso tirou da classe operária (que era maioria) a habilidade de refletir sobre o sistema no qual viviam e resistir a ele.
Foi ai que começaram a ser usadas expressões como "indústria cultural" e "destruição da aura", ambas extremamente importantes quando se fala de teoria da comunicação.A primeira substitui a expressão "cultura de massa" e fala sobre a industria que produz comunicação em serie e industrializada e a segunda fala da perda da "aura"que acontece com as obras de arte quando elas são reproduzidas.
Acima estão alguns exemplos "mona lisas", cada detalhe acrescentado à pintura, é considerado como perdas da aura da obra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário